“BILIONÁRIOS POR ACASO é um relato impressionante dos bastidores de uma história sobre ganhar dinheiro e perder a inocência, mas também sobre como uma empresa que foi criada para juntar as pessoas, separou dois amigos.”

O Facebook apareceu na minha vida muito antes de virar essa “febre” que é hoje em dia. Muito antes de ser o novo Orkut dos brasileiros. Meus pais resolveram navegar por esse novo “mundo” e, de repente, tudo que eu escutava em casa era como esse site de relacionamento era legal, interessante e divertido. E isso foi na época, agora remota, em que achávamos que o Face era para os ricos (uma piadinha que circulava entre muitos dos meus grupos de amigos). rs


Confesso que, assim como em tantos outros sites, eu mantive minha postura de “não, obrigada, mas não vou me juntar a esse vício coletivo” por um bom tempo. Mas, no fundo, eu mantinha uma curiosidade avassaladora sobre o que era esse tal de Facebook e por que diabos ele fazia tanto sucesso. Então, fui vencida, mais uma vez, e lá estou eu, com minha fotinha e alguns dados pessoais estampando aquela página azul.

E foi novamente pelo meu pai que comecei a ler “Bilionários...”.

De Ben Merzich, e da editora Intrínseca, o livro tem 228 páginas, que contam a história de como tudo começou. E de uma forma resumida, tudo começou na Universidade de Harvard, com dois amigos nerds, o brasileiro Eduardo Saverin e o americano Mark Zuckerberg, tentando fazer parte, além de destacaram-se, daquele mundo de dinheiro, competição e interesses.

Eu não sei. Talvez seja porque o livro não contou com a participação de Mark (ele recusou-se a dar qualquer informação ou depoimento ao escritor), mas a verdade é que eu não gostei muito do modo como tudo se desenvolveu. Ok, serei sincera aqui com vocês, queridos leitores, e espero que entendam que essa é somente a minha humilde opinião como leitora de um livro que, assim como tantos outros, conta algo sobre pessoas: Acho que Zuckerberg não foi assim tão genial como todos falam por aí. Sim, sei que ele tem créditos, inúmeros, e que é de uma inteligência singular. Porém, a impressão que tive ao ler foi de que muito mais que inteligente, ele foi ESPERTO!
Merzich, o autor, conta que algum tempo antes do Facebook estourar dentro da universidade, três amigos haviam pedido a ajuda de Mark para criar um site, também de relacionamentos e, a meu ver, praticamente idêntico ao Facebook nosso de cada dia. Não estou aqui, dizendo que a idéia foi roubada, please! Mas que ela foi aproveitada, e muito bem, cá entre nós, ela foi! Ah, foi. ;)

No fim, os pobres três amigos tentaram processar e fazer algo contra Mark e Eduardo, porém ficaram mesmo foi a ver navios e, claro, o Face em todo lugar.

Talvez seja só meu espírito um pouco certinho demais ou a minha visão romântica de mundo que não se encaixa nos padrões dessa sociedade tão capitalista e traiçoeira, onde só os mais “fortes” sobrevivem. Mas, depois que li aquelas páginas, não consigo mais entrar em minha conta e não pensar que tudo aquilo não é lá a coisa mais justa da vida.

No entanto, o livro é uma boa leitura, que nos faz pensar sobre como tudo pode mudar do nada e se essas mudanças valem ou não a pena. Além de te levar a um universo completamente diferente, onde o que você tem define para onde você vai.

Suas opiniões são pra lá de bem-vindas, meus amores! Espero vê-las aí embaixo! Beijos mil, da Rainha Branca de sempre! P.S.: O livro originou o filme "A Rede Social", outro grande sucesso vinculado ao fenômeno Facebook.